PODCASTS

Episódio 01
A AGRICULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO PLANALTO CURITIBANO ANTES DE 1500, PEDRO FORTES
Pedro Fortes

Em nosso primeiro episódio, para falar da agricultura dos povos originários que ocupavam o Planalto Curitibano antes de 1.500, temos Pedro Fortes, historiador e antropólogo, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná.

Autor dos trabalhos: “Entre a política indígena e a política indigenista: um estudo sobre as relações políticas entre índios e não índios em Curitiba no século 19” e “Indígenas na cidade: uma análise histórica e etnográfica da presença Kaingang em Curitiba”.

Episódio 02
A HISTÓRIA DA PRAÇA JOÃO CÂNDIDO NO ALTO SÃO FRANCISCO EM CURITIBA
Claudia Parellada

Em nosso segundo episódio, para falar da história da Praça João Cândido no Alto São Francisco – região central de Curitiba-PR – nossa convidada é a arqueóloga, antropóloga e geóloga, Drª. Claudia Inês Parellada, coordenadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná.

Vem desenvolvendo atividades no Museu Paranaense desde 1984 e desde 1990 é a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia, coordenando diferentes projetos de pesquisas com publicações em periódicos nacionais e internacionais, atuando principalmente em áreas como arqueologia pré-colonial, arqueologia histórica, geoarqueologia, etnoarqueologia, arte rupestre, e arte indígena paranaense, além de gerenciamento de acervo, educação patrimonial, curadoria, planejamento e montagem de exposições.

Episódio 03
LINHA PRETA CURITIBA E A INVISIBILIZAÇÃO DA PRESENÇA NEGRA NA CIDADE
Mel e Kandiero

Em nosso terceiro episódio, para falar do Linha Preta Curitiba e a invisibilização da presença negra na cidade, nossos convidados são Mel Reinehr e Kandiero, pesquisadores de história e cultura afro-paranaense.

Eles que, escrevem livros e realizam eventos à frente do Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, desde 2006, dentre os quais destacam-se a Festa do Rosário, a Linha Preta Curitiba, o Festival Paranaense do Samba, o Festival de Cantigas de Capoeira e o Festival Literário Afro-paranaense. Autores, dentre outras obras, dos livros Oralidades Afro-paranaenses: fragmentos da presença negra na história do Paraná; Afro-curitibanos: crônicas, manifestos e pensamentos azeviche; História e Cultura Afro-colombense: rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso; Subsídios turísticos, históricos e educacionais para a construção de um roteiro Afro-parnanguara.

LINHA PRETA CURITIBA
Agendamento: (41) 98499-1845
Instagram: www.instagram.com/linhapreta.curitiba/
Facebook: www.facebook.com/linhapreta.cwb
Site: linhapretacuritiba.wixsite.com/linha-preta/
Youtube: www.youtube.com/